Travessia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
lobisomem
lobisomem
Administração
Pronomes : a/ela/-a
Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2020
https://linktr.ee/lobisomem

Processo de escrita e dicas para iniciantes Empty Processo de escrita e dicas para iniciantes

Sex 21 Fev 2020, 18:15
Esses dois textos vêm do meu Retrospring. São apenas mais receitas, não é a verdade absoluta e tudo mais.

Meu processo:
"Primeiro, eu preciso ter a ideia de uma história ou de um personagem. Geralmente eu tenho mais ideias sobre personagens, mas depende das minhas condições. Depois ter essa ideia base, que pode ser algo como "a vida de fulano é assim e assado" ou "cristal mágico precisa ser encontrado", eu penso em como desenvolvê-la.

Se for um personagem, é simples: escrever a biografia dele. Como eu escrevo mais sobre coisas ordinárias, esse passo é menos complicado. Quando a ideia que eu tive é um enredo, eu preciso selecionar um protagonista, e então escrever a biografia dele ao redor da ideia principal do enredo. Se for o cristal mágico: "fulano ouviu falar do cristal mágico pela primeira vez quando tinha seis anos...". A partir daí se pode adicionar detalhes mais "triviais", como os relacionamentos de fulano com os genitores, amigos e outras pessoas. Esses detalhes são importantes porque a história se desenvolve a partir de dois pontos: relacionamento entre personagens e ideia principal, e para poder cativar o leitor, o protagonista precisa ter alguma substância.

Em seguida, eu faço a linha do tempo: que acontecimentos antecedem o início da história? O que acontece com os personagens quando ela acaba? O que vem no meio disso tudo, e como encher linguiça para a história não ficar muito curta? Eu invento fatos. Para inventar fatos dentro de uma história, o autor precisa de um repertório de ficção. É aqui que entra o conselho: leia livros e HQs e assista a filmes, séries e até novelas se quiser. Se envolver numa história que não é a sua é útil para criar o repertório.

Depois da linha do tempo, vem os detalhes mais técnicos: formato e narração. Vai ser conto ou romance? Em primeira ou terceira pessoa? Muita gente acha que não tem diferença entre escrever em primeira ou terceira pessoa, mas tem: em primeira pessoa você precisa mostrar o modo em que o protagonista vê o mundo, e precisa ocultar o personagem o máximo possível para que ele se desenvolva dentro da narração, e não em descrições ridículas como "eu me olho no espelho e vejo alguém com cabelo enrolado, pele branca e olhos escuros" ou "eu geralmente sou uma pessoa fechada, mas quando estou com Beltrana, sou um papagaio". O autor precisa mostrar, e não apenas escrever. Já em terceira pessoa, existem várias e várias formas de narrar - eu considero terceira pessoa algo bom para "iniciantes" exatamente por conta dessa diversidade de formas. Mas é sempre bom treinar todos os pontos de vista.

Decididos o formato e a narração, eu escolho um ponto de partida da linha do tempo e penso em uma maneira de contar os fatos que ocorreram antes desse ponto: flashback ou relato. Flashback só funciona em instâncias muito específicas, e geralmente eu acho meio brega, então eu escolho relato.

Antes de começar a escrever, eu namoro a primeira cena da história. Durmo pensando nela, passo todo o tempo livre pensando nela. Quando ela está cheia de mim, eu penso na segunda cena. Quando eu me pego pensando no final da história, eu sento e começo a escrever.

Ter um bloco de anotações, seja físico ou digital, é muito útil."

Dicas para escritores iniciantes:

  • Ideias não vêm do nada, diferente do que as pessoas acham. Elas são misturas do que você vê, sente, pensa e sonha. Preste atenção nessas coisas, coloque-as num liquidificador e você terá uma ideia para escrever.
  • Construa repertório de histórias: leia, assista ou jogue. Nem que seja gêneros que não têm a ver com o que você pretende escrever. É sempre bom ter repertório de tudo. Quando estiver fazendo atividades para criar repertório, preste atenção nos detalhes: a história de fundo, a construção do mundo, as diferenças e semelhanças entre os personagens.
  • Leia biografias; pode ser aquelas curtas mesmo. Isso vai te ajudar a montar personagens diversas.
  • Anote tudo o que parecer vagamente literário para você. Ideias, frases que você disse, citações de mídia que consome, trechos de sonhos. Se você não gosta de levar um caderno sempre com você, eu recomendo o app Joplin.
  • Faça linhas do tempo da história, escrevendo inclusive o que acontece antes que ela começa e depois que ela termina.
  • Alimente seus personagens. Sempre que você estiver em uma situação qualquer, usual ou excêntrica, pergunte-se o que seus personagens fariam.
  • Tenha um método para planejar e escrever. Lembre-se, porém, que isso não acontece do dia para a noite. No início você sempre vai travar em algum passo.
  • Escreva. Se não gostar, guarde o rascunho e reescreva. Se ainda não gostar, reescreva de novo. Não se esqueça de guardar seus rascunhos!
  • Escrever é como desenhar: necessita de exercício. Se você estiver com bloqueio, pegue algum desafio ou prompt. Comece a narrar seu próprio dia, descreva como sua cama fica quando você levanta. Qualquer exercício vale.


Qual é o seu processo? Que dicas você dá a escritores iniciantes?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos