Travessia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
roxette
roxette
Pronomes : a/ela/-a
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/02/2020

reading slump Empty reading slump

Sex 21 Fev 2020, 21:24
não sei se estou no tópico certo, mas...
quando era criança eu lia MUITO e sem dificuldades, sem me arrastar, etc. à medida que cresci, o meu nível de concentração e de vontade de ler decresceu estupidamente e apesar de ter tido uma época melhorzinha há uns anos, voltei à estaca zero.
enfim, isso de não conseguir ler na fase adulta é geral ou aconteceu só comigo mesmo? se sim, porque será que acontece? e como se faz para sair desse buraco?
lobisomem
lobisomem
Administração
Pronomes : a/ela/-a
Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2020
https://linktr.ee/lobisomem

reading slump Empty Re: reading slump

Sex 21 Fev 2020, 21:36
eu me identifico muito com isso.

eu lia muito quando era criança e adolescente. mesmo em ano de vestibular. até na faculdade eu arrumava tempo pra ler algo que não fizesse parte do programa das disciplinas.

aí eu terminei a faculdade e parei de ler, de repente.

parei ao ponto de não ter conseguido terminar um único livro no ano passado. e em 2018 eu li talvez um ou dois.

no meu caso, eu acho que consigo identificar as razões:


  • saúde mental ruim: se eu estou num período muito depressivo, eu não leio nada;
  • falta de motivação: eu tenho esse preconceito com títulos de sucesso, porque sempre acho que vão ser ruins, então acho que todo livro lançado no meu país vai ser ruim porque editores só lançam o que vende e não o que é bom de verdade.
  • isolamento: não tenho muita gente com quem conversar sobre o que leio, sobre o que ler e assuntos semelhantes, então acabo não lendo nada.

talvez também o formato do livro influencie. eu costumo ler mais obras digitais no meu kindle, então a formatação é toda igual e dá a impressão de que eu estou lendo a mesma obra várias vezes. tentei variar voltando a ler livros físicos e até ajudou um pouco, mas parece que eu estou nos baby steps porque não consigo ler um livro inteiro num mês.
Lucifer
Lucifer
Pronomes : Ela/dela
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/02/2020

reading slump Empty Re: reading slump

Sex 21 Fev 2020, 22:20
Meu problema é: eu empaquei legal pra ler livros em geral e só consigo ler aqueles romances de banca que se assemelham a fanfics e onde eu posso trocar o nome dos protagonistas para Charles Xavier e Erik Lehnsherr hahahahahaha

No meu caso, para além do nível de obsessão que eu fiquei com o ship mesmo, eu acho que é a questão de escrita/leitura: é muito mais tranquilo pra mim ler numa sentada só um livro que sei lá o protagonista só quer pegar seu boycrush e está tendo conflitos internos sobre isso do que sei lá, ler aquela obra muito muito boa de literatura sul-africana que eu estou devendo pro meu orientador tem meses, mas que poxa que narração arrastada e complicada.

O que é engraçado porque uma vez um professor de literatura meu veio todo arrogante para mim dizer que achava que "esse tipo de ficção" (leia-se: fanfic) desviava os adolescentes a ler literatura de verdade e eu fiquei PISTOLAÇA com ele e fiz sei lá um rant enorme porém agora ME TORNEI O QUE ELE TEMIA KKKKK

Conteúdo patrocinado

reading slump Empty Re: reading slump

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos