Travessia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
cecinne
cecinne
Pronomes : a/ela/-a
Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/02/2020

O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?  Empty O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?

Sex 21 Fev 2020, 20:19
Eu estava lendo esses dias sobre a bendita "likability" de protagonistas (que acho que dá para traduzir como "gostabilidade"...? essa palavra existe?) que seria basicamente... o leitor gostar do personagem. Hue.

Daí segundo o autor do texto que li, o seu personagem tem que ser apreciado sim. Porém em outros textos que ele mesmo comentou discordando, não há por quê. Eu fiquei refletindo sobre. Quero dizer, tem altos protagonistas que eu detesto e isso não afeta realmente minha percepção da obra. Mas, de fato, um personagem apreciado ajuda muito. Por outro lado, é meio que óbvio que um personagem mais palatável (uma mulher que não seja mal humorada, por exemplo) costuma ser mais do agrado e, às vezes, não é uma questão do personagem, mas do... social...? enfim...? O que vocês pensam....?
lobisomem
lobisomem
Administração
Pronomes : a/ela/-a
Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/02/2020
https://linktr.ee/lobisomem

O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?  Empty Re: O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?

Sex 21 Fev 2020, 20:31
Eu amo odiar personagens.

Quando eu li O retrato de Dorian Gray pela primeira vez, eu queria pisar na cabeça do Lord Henry e do Dorian porque eu os odiava a esse ponto. Tive um relacionamento semelhante com o narrador-protagonista de Memórias do subsolo e com o Patrick Bateman (O psicopata americano), embora esses últimos eu odiasse mais por conta das semelhanças comigo.

Eu pessoalmente acho que personagem não precisa ser "gostável", e nem mesmo "relatable". Acho que ele precisa servir uma função, seja para mover o enredo, numa história em que o enredo é importante, seja para mover a vida dos outros personagens, quando é uma história mais biográfica. No caso das histórias biográficas, o protagonista não precisa ser relatable ou gostável; precisa ser humano, com falhas e qualidades e vai a julgamento do leitor se ele é gostável ou não. Não dá pra agradar todo mundo, e o que o autor acha gostável nem sempre é gostável para todo leitor.

Mas acho que sempre vai ter alguém que vai gostar do seu personagem, não importa como ele é. Eu escrevi dois dos mais vis canalhas da humanidade e as pessoas ainda gostam muito deles porque os acham "carismáticos". E sempre vai existir leitores como eu, que amam odiar os personagens.
roxette
roxette
Pronomes : a/ela/-a
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/02/2020

O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?  Empty Re: O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?

Sex 21 Fev 2020, 20:40
não sei, eu sempre interpreto conversas sobre likability como não relacionadas à índole do personagem. então, carisma para mim já seria um fator de gostabilidade, ainda que o personagem seja uma cria de cortesã. ou seja, posso gostar da personagem sem ela necessariamente ser gostável na vida real; no caso, ela seria gostável em página, seja por questão de charme, por mover a história ou por ter alguma característica particularmente interessante.

não tenho nada realmente extenso a dizer sobre, perdão (como que se coloca emoji, @deus?? TT)
Lucifer
Lucifer
Pronomes : Ela/dela
Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/02/2020

O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?  Empty Re: O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?

Sex 21 Fev 2020, 22:09
Acho que há certos arquétipos de personagens "falhos" ou aparentemente desgotáveis para os personagens da ficção em si, mas que são extremamente gostáveis para um público geral. Eu poderia facilmente usar Tony Stark como um exemplo disso, o fato dele ser um personagem com uma caralhada de defeitos e não negá-los, pior ainda, ter carisma! é o que faz todo mundo achar ele o cool da história em vez de, sei lá, o Steve Rogers, que é um personagem bem mais "correto" mas menos gostável. Nesse caso, acho que muitas coisas influenciam sim, tanto em relação à época em que os personagens são lançados (e o que que eles representam) quanto em relação ao gênero deles. Uma personagem feminina é bem mais difícil ser gostável e muito mais criticada aos olhos do público, etc.

Claro que não estou falando aqui sobre a percepção individual de cada um, porque, como @Lobisomem disse, tem pessoas que amam odiar o vilão, tem gente que acha a Umbridge ótima, tem aqueles que acham que a e por ai vai.

Mas até mesmo para vilões há arquétipos que são mais aceitos que outros. Coringa, por exemplo, é um vilão muito mais aclamado pelo público do que o Pinguim, por exemplo. O que tem bastante a ver com a questão do carisma que a @Roxette citou.

Eu particularmente acho uma discussão complexa para ser feita assim em termos tão amplos, acho que eu teria que focar tipo: "vamos pegar personagem X e analisar os motivos pelo qual o público parece gostar tanto dele" e ir fazendo isso várias e várias vezes até chegar em respostas mais específicas sobre traços de personalidade e etc.


Sobre o Tony Stark eu acho que tem um fator importantíssimo que faz com que ele seja gostável: ele é um personagem egoísta, mas todo mundo sempre soube que quando chegasse ao nível de sacrificar alguma coisa para salvar os outros, ele tomaria a decisão correta.

Acho que o público não gosta de um personagem que seja completamente ambicioso e que só esteja ali para atingir seu objetivo (a menos que seja vilão, mas nesse caso estou tentando pensar em protagonistas). O público também não parece gostar de personagens que aceitam decisões como aquelas de "matando 5 para salvar 500" e protagonistas que sejam um tanto mais pragmáticos em relação à sua missão e ao que tenham que fazer. Ou talvez eu não diria nem "o público não gosta", mas que foge aos arquétipos mais aceitos de personagens gostáveis que há por ai.
Conteúdo patrocinado

O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?  Empty Re: O que faz um personagem ser "likable" e o quanto isso é importante?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos